­
edital

EDITAL PRÊMIO DE MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO

domingo, novembro 13, 2016
É com satisfação que ressaltamos que estão abertas as inscrições para o Edital Premio de Museologia Social do Rio de Janeiro, resultado de uma das emendas asseguradas pela REMUS-RJ em 2015.

Serão distribuídos seis prêmios no valor de R$ 30 mil cada, para iniciativas com atuação comprovada nos últimos três anos na área cultural e social com ações de memória e museologia social e/ou junto a museus comunitários, ecomuseus e afins.

ATENÇÃO! As inscrições vão até 12/12/2016. 
O edital e o link para inscrição encontra-se no site do IBRAM (http://www.museus.gov.br/ibram-abre-edital-para-iniciativas-de-museologia-social-no-rj/) .

Contamos com a participação de todos nesse edital para revelarmos nossas memórias, lutas e resistências da museologia social no nosso estado!


convocatória

Convocatória: Reunião da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro - Quarta 09/11 - 10h - Museu da República

sexta-feira, novembro 04, 2016
Olá amigxs da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro,
É com satisfação que destacamos a abertura do PRÊMIO REDE DE MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO DE JANEIRO.
​Lançado pelo IBRAM no dia 27/10/2016, essa ação resulta de uma das emendas parlamentares que a nossa Rede assegurou em 2015 para a museologia social em nosso estado. A inscrição vai até 12/12/2016 (conforme retificação no site do IBRAM ).

Para tratar desse e de outros assuntos relativos ao edital e as emendas parlamentares, convidamos para uma reunião no Museu da República, quarta-feira, dia 09/11/2016, às 10h. 

É uma reunião de interesse geral, indispensável para quem já participa da Rede e deseja carta de anuência para concorrer ao edital.

Em tempo, vale destacar que o edital Territórios Culturais, na modalidade "Memória e Cidadania", lançado pela Secretaria de Cultura do Estado /Superintendência / Sistema de Museus teve mais de 60 inscritos. Além disso, nesse momento está em julgamento o segundo edital Ponto de Memória do Espírito Santo, lançado pela Secretaria de Cultura do referido estado, com quase 40 inscritos e participação de nossa Rede RJ. São aspectos fundamentais para evidenciarmos que há uma demanda por linhas de fomento como essa e que o Estado do Rio de Janeiro tem um papel fundamental a cumprir.

Então, vamos aproveitar o Prêmio Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro para revelar nossas memórias de luta e resistência. 

  • Edital pode ser lido no site do IBRAM
Nos vemos na quarta-, dia 09/11.
Grupo de Articulação - Remus-RJ
encontro

Encontro na Chácara do Céu – Rio de Janeiro - Fevereiro 2014

quarta-feira, outubro 05, 2016

Além de conhecer a Associação Roda Viva, neste dia debatemos nossa contribuição aos textos dos Projetos de Lei Cultura Viva, tanto do estado quanto do município.



encontro

Encontro na Região Serrana – Teia Estadual de Cultura – dezembro 2013

quarta-feira, outubro 05, 2016
Participamos da Teia Estadual de Cultura, Teia Rural, realizada na Região Serrana do Rio de Janeiro. Foi nesse contexto que a Rede definiu seu nome e elaborou o calendário de encontros de 2014.



encontro

Primeiro encontro com ampla participação

terça-feira, outubro 04, 2016
Depois de 4 meses de conversas sobre a retomada das atividades em rede (iniciadas em 2008), fizemos uma ampla convocatória e realizamos o primeiro encontro em 03 de outubro de 2013.

Além de debater a importância de atuarmos em cooperação e a estruturação da Rede, conversamos sobre a Teia Estadual de Cultura (Teia Rural) e, destacamos a importância dos grupos acompanharem os Projetos de Lei Cultura Viva, nos três níveis, federal, estadual e municipal.


Reunião de criação da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro no Museu da República, Outubro de 2013
Rede

Atividades gerais da REMUS-RJ - 2013 - 2014 - 2015

quarta-feira, setembro 28, 2016
Reuniões do Grupo de Articulação





Participação em Eventos Externos

Teia Estadual de Cultura, RJ - 2013




Teia da Diversidade, RN - 2014





Teia da Memória – Fórum Nacional de Museus, PA - 2014





Intercâmbio da Remus-RJ com a Rede SP de Memória e Museologia Social

Campinas, SP, julho de 2014.




São José dos Campos, SP, maio de 2015. 



Oficina de Inventário Participativo – Novembro 2014





Encontro sobre Gestão Compartilhada – Novembro 2014




Visitas técnicas da Rede de Museologia Social, julho de 2015



Publicação
Revista lançada em 2014, com artigo sobre a Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro, escrito e assinado coletivamente (por pseudônimo).


Demais participações

Participação nas ações de resistência do Museu da Maré, pela permanência em sua sede, 2014




A Rede participou da mesa redonda Redes e Sistemas articulados: gerando conexões



Popular Posts