A Agonia dos Museus - matéria na Carta Capital

quinta-feira, abril 13, 2017

Na edição de número 943 de 15 de março de 2017, a Carta Capital publicou a matéria 'A agonia dos museus' na seção 'Plural' (p.46), que oferece um breve panorama sobre a atual situação dos públicos brasileiros. Começando com uma reflexão sobre a dualidade entre instituições, como os citados Museu do Amanhã, Museu de Belas Artes e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN), a matéria se propõe falar das questões financeiras e de como o interesse do poder público tem posto em xeque não só pequenas como grandes instituições.

A matéria chama a atenção para a Museologia Social, que "resiste a despeito da falta de recursos" e "que lida com a memória em favor da emancipação do cidadão". Destacando o Museu da Maré e o Museu de Favela - ambas iniciativas da Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro. A matéria cita também outras instituições comunitárias de outras partes do país, que apesar de passar por iguais problemas financeiros que permeiam toda a cultura nacional tem resistido de modo sistemático.

O assunto consiste em uma importante reflexão de como o poder público enxerga os pequenos ou grandes museus e como a estrutura que movimenta milhões para uma única iniciativa pode influenciar a forma de fazer museologia no país.

You Might Also Like

0 comments

Popular Posts